Pular para o conteúdo principal

Wattpad: o que é e para que serve?

 

          Muitos já estão familiarizados com o termo fanfic. A expressão é uma abreviação de fanfiction, termo em inglês que ao pé da letra, significaria ficção de fã. Com a popularidade de fanfics, algumas plataformas digitais começaram a ganhar espaço, incentivando a escrita e tornando a divulgação de escritores amadores cada vez mais fácil. Esse é o caso do nosso querido Wattpad. A empresa surgiu em 2006 no Canadá, inicialmente para computadores, mas em 2009, a versão para IPhones e Android foi disponibilizada, ganhando cada vez mais visibilidade.

            Em palavras simples, o Wattpad é uma plataforma onde você pode postar, compartilhar suas histórias, e ler também. O que isso tem a ver com fanfic? Bem, o conceito de fanfic, é nada mais, do que escrever uma história baseada em personagens ou universos já existentes, e a plataforma é basicamente voltada para isso. Óbvio que não é um lugar necessariamente para postar fanfics, na verdade, hoje em dia, histórias originais são muito mais frequentes.

O Wattpad, na minha opinião, é o melhor lugar para autores amadores começarem a expor seu trabalho. O conceito é bem simples, tudo o que você precisa fazer é se registrar, e é totalmente gratuito. Para começar uma história, também não é preciso muito, você só precisa escrever, e postar! Fácil, não? As histórias devem ser postadas em capítulos, o que torna as coisas ainda mais fáceis, você precisa de uma capa e uma sinopse, e assim, seu livro já está lá! Conforme as pessoas vão lendo sua história, mais visualizações você ganha, o que torna seu livro cada vez mais popular. O Wattpad pode até ser considerado uma rede social, tem o famoso imbox, assim como o Instagram, e o mural, que seria parecido com o Facebook ou Twitter, e dá até para se socializar por lá!


Porque o Wattpad é um bom lugar para escritores amadores? Pense da seguinte forma: você tem uma ideia para uma história incrível, você começa a escrever, mas você não tem certeza se está bom, você não tem quem leia ou nenhuma opinião vinda de fora, você posta a história, e pessoas que você não conhece vão ler, o que querendo ou não, pode te dar um incentivo. Então você continua, e cada vez mais pessoas vão lendo, pode até ficar famosa! Inclusive, existem alguns livros best-sellers que vieram de lá, por exemplo a série After, da Ana Todd, que era uma fanfic baseada nos integrantes da banda One Direction. O Wattpad serve principalmente, para compartilhar a sua escrita, e que maneira melhor de fazer isso senão por uma plataforma de leitura e escrita?

          Mas a plataforma não serve só para quem escreve, na verdade, existem muitas pessoas que estão lá só para ler! O que é ótimo, pois movimenta bastante a leitura dos escritores que sonham em um dia serem reconhecidos. Você pode encontrar livros de todos os gêneros, romance, fantasia, ficção, terror, poesia, conto, e isso é só o começo! Basta procurar que você encontra tudo lá. Como leitor, você ainda pode votar nos capítulos (o que seria basicamente curtir), e comentar ao decorrer da história conforme vai lendo. No aplicativo também é possível colocar histórias que você quer ler em listas de leituras e biblioteca pessoal, e assim como várias redes sociais, você pode seguir pessoas. Além disso, como autor, você pode colocar várias tags relacionadas com o seu livro, o que torna ainda mais fácil dos leitores encontrarem sua obra, baseado no estilo que eles gostam. Na página principal, você pode encontrar os recomendados e várias histórias baseadas nas suas procuras e gosto, igualzinho o Instagram!

Mesmo com tudo isso estar disponível gratuitamente para leitores e escritores, você também pode pagar para um upgrade. Ser premium no Wattpad significa não ter aquelas propagandas chatas nos intervalos do capítulo, você também pode ler várias histórias offline, onde você baixa a história e pode ler quando quiser, sem o uso da internet, e você tem direito as Wattpad coins, onde você pode ler histórias pagas. As histórias pagas é um programa que ajuda a impulsionar autores, e sua história só se torna paga se você for convidado pelo próprio Wattpad, mas apenas uma pequena porcentagem faz parte desse programa.

Para os autores que tem vontade de começar a divulgar mais do seu trabalho, o Wattpad é um bom começo. Vale lembrar que sua história não vai ficar famosa de um dia para outro. As visualizações levam tempo, e uma divulgação por sua parte também é muito importante, mas a quantidade de views não deveria ser motivo de desistência, aliás, o importante é se divertir, né? O Wattpad também oferece vários concursos que pode te dar mais visibilidade, fora os concursos criados por projetos independentes.

Voltando para as fanfics, além de After, existem muitas obras famosas que inicialmente eram fanfics, nem todas foram publicadas especificamente no Wattpad, como por exemplo 50 tons de cinza da E. L. James, que era uma fanfic baseada em nada mais, nada menos do que em...Crepúsculo! E a obra foi tão famosa, que ultrapassou Harry Potter e as Relíquias da Morte como o livro mais vendido na Inglaterra. Então, a plataforma é um ótimo lugar para expor sua escrita, e dar suporte para outros autores.

Considerando que praticamente tudo é gratuito, o Wattpad cumpre sua função de dar oportunidade a escritores amadores, e leitores que buscam um pouco de diversão. É um começo para aqueles que um dia sonham em ter um livro publicado, ou só para aqueles que escrevem por hobby.


Você pode entrar no site e se registrar no link: 

https://www.wattpad.com/?locale=pt_PT




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

On My Block, minha escolha do mês

Risadas, críticas sociais, problemas da vida real, e romance, On My Block oferece os quatro. On My Block é uma série original Netflix que possuí 3 temporadas até agora, tendo a sua terceira lançada no dia 11 de março. Cada temporada tem apenas 10 episódios com uma média de 30 minutos cada. A série se trata de quatro amigos – Monse, Cesar, Ruby e Jamal – que vivem em um bairro perigoso em Los Angeles chamada Freeridge. O bairro é comandado por gangues que estão em constate guerra o que torna o bairro ainda mais perigoso. Os amigos estão entrando no primeiro ano do ensino médio e são encorajados a ficarem juntos para que consigam “sobreviver.” Porém, certas coisas mudam de curso no caminho, e os quatro se veem em constante perigo e situações que são complicadas o suficiente para causarem problemas em suas vidas. On my Block me conquistou logo no primeiro episódio. Além da comédia, a série foi feita para muito mais do que apenas oferecer risadas ao público. Na verdade, ela possu...

The Walking Dead: Série vs. Livros

Atenção: Este post contém spoilers da série e livros. Se você não gosta de receber spoilers, recomendo que pare a partir daqui!             The Walking Dead é a série de zumbis queridinha do povo. Tendo sua estreia em 31 de outubro de 2010, a série inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman, desde o seu primeiro episódio, conquistou o coração dos fãs. Mas devemos dizer que o caminho foi meio turbulento, estando em primeiro no rank de séries mais vista nos Estados Unidos, muitas vezes a série deixou a desejar em alguns episódios, fazendo muitas vezes, a audiência cair. Há quem diga que The Walking Dead se tornou cansativo por ser um ciclo: os personagens encontram um novo lar, surge um antagonista, enrolação, guerra, tudo volta ao normal, para depois o ciclo se iniciar novamente. Mas eu sou suspeita para falar, já que The Walking Dead sempre foi minha série preferida e eu nunca perdi um episódio se quer. O fato é: quem assis...